A Síndrome do Intestino Irritável ou Síndrome do Colón Irritável, não é classificada como uma doença, e sim como SÍNDROME, já que se trata de um conjunto de sintomas que não possuí causa aparente e nenhuma mudança na fisiologia do intestino. Sabe-se que na Síndrome do Intestino Irritável há alterações na motilidade intestinal, ou seja, nos movimentos que o intestino usa para a formação do bolo fecal e a evacuação do mesmo.
Atualmente estima-se que cerca de 25% da população mundial possua a síndrome e que a mesma atinja principalmente mulheres, em sua maioria por volta dos 20 anos de idade. Algumas pessoas podem possuir sintomas leves da síndrome por anos e ter uma crise aguda na vida adulta.
A Síndrome do Intestino Irritável pode ser confundida com as Doenças Inflamatórias Intestinais, como a Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa.Nesses casos, ocorre inflamação e o aparecimento de ulceras no intestino, de acordo com cada uma dessas patologias. As doenças inflamatórias podem causar danos permanentes ao intestino, uma vez que essas doenças agridem o sistema digestório, alterando as características anatômicas do mesmo, podendo levar ao câncer de intestino. Já os portadores da síndrome não correm riscos quanto à evolução dos danos.
Os sintomas são parecidos nos dois casos, como diarréia e dor abdominal, mas existem diferenças. Na Síndrome do Intestino Irritável os principais sintomas são: distensão abdominal (inchaço), dores abdominais (cólica), diarréia ou constipação ou alternâncias dos dois. Na diarréia pode existir a presença de muco, diminuição da dor após evacuação, sensação de esvaziamento incompleto após evacuação e flatulência excessiva (gases).
Já nas Doenças Inflamatórias Intestinais as principais diferenças nos sintomas são: diarréia sanguinolenta (presença de sangue nas fezes), dor abdominal (a dor não diminui com a evacuação), febre, perda de peso e em casos mais graves pode haver sinais de desidratação e/ou anemia, alterações cutâneas e evidencias de doenças do fígado.
Para que a Síndrome do Intestino Irritável seja diagnosticada é preciso descartar a hipótese de Doença Inflamatória Intestinal e somente um médico, gastroenterologista, pode fazer esse diagnóstico. O tratamento deve ser feito com o médico e nutricionista, já que nos dois casos a alimentação é um tratamento de grande ajuda no controle dos sintomas.
Deve-se lembrar que nem a Síndrome do Intestino Irritável e nem as Doenças Inflamatórias possuem cura, mas é possível um controle da Síndrome ou Doença, fazendo com que os sintomas desapareçam nas fases de remissão das mesmas, através do tratamento correto.
Fonte: ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502 -Nutricionista em Maringá.